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Como Atrair Clientes como Assistente Virtual | Prospecção de Clientes na Prática

Como Atrair Clientes como Assistente Virtual | Prospecção de Clientes na Prática

Como atrair clientes como Assistente Virtual é uma das maiores dúvidas quando se está iniciando nessa profissão.

Algumas pessoas criam tantos obstáculos na hora de fazer a prospecção de clientes, que acabam paralisando.

Esse é o seu caso? 

Então, neste artigo eu quero compartilhar com você algumas estratégias de captação de clientes como Assistente Virtual para desbloquear essa paralisia e te ajudar a atrair seus primeiros clientes como AV!

Preparada? Vamos lá!

Mas, antes de compartilhar essas estratégias, você já se perguntou, por que você ainda não conseguiu seu primeiro cliente como Assistente Virtual?

Bloqueios que te impedem de atrair clientes como Assistente Virtual

Tenho 3 perguntas para te fazer que gostaria que você refletisse sobre elas: 

  • O que você tem feito para divulgar seu trabalho como Assistente Virtual?
  • Você se organiza para fazer a prospecção de clientes?
  • Você tem sido frequente na divulgação do seu trabalho e na prospecção de clientes? 

Assim como em qualquer outra profissão, para que você alcance o sucesso, é preciso atitude. Além de atitude, é necessário frequência. 

Tendo isso em mente, vou compartilhar aqui com você a história da Liz, um caso típico de pessoa que descobre a profissão de Assistente Virtual e que está com muita dificuldade em atrair clientes. 

Assim você NUNCA vai atrair clientes como Assistente Virtual

Vamos analisar juntas aqui um caso muito comum de uma pessoa que deseja iniciar como Assistente Virtual, o da Liz.

Liz acabou de conhecer a profissão de Assistente Virtual e ficou encantada com essa oportunidade de trabalho.

Começou a acompanhar algumas pessoas que falam sobre assistência virtual no Instagram, e está super animada!

Liz assiste lives quase todos os dias, acompanha stories religiosamente, curte todos os posts com informações sobre essa nova carreira que tanto almeja.

Em uma das lives que assistiu na última quarta-feira, Liz ouviu que precisa prospectar clientes

Ela não tem a menor ideia de como se faz isso, mas anotou algumas dicas da live. 

Apesar de ter muitas dúvidas e medo, ela decidiu criar uma conta profissional no Instagram para divulgar seu trabalho. Essa foi uma das dicas que ela anotou da live que assistiu.

Em poucos dias, Liz já criou sua conta profissional como Assistente Virtual no Instagram, e até fez uns posts no Canva para divulgar os serviços que ela decidiu prestar como AV.

A motivação é uma benção! Porque ela te dá muita energia para começar coisas, mesmo que você tenha medos e incertezas. 

Só que existe um “problema” com essa motivação inicial. Ela dura muito pouco. 

E, caso você não tenha estabelecido um propósito, um plano sólido para alcançar seu objetivo, muito provavelmente você vai desanimar…

Foi o que aconteceu com a Liz.

Como Liz começou a desistir do sonho de Trabalhar em Casa como Assistente Virtual

Depois de 3 semanas criando conteúdos no Instagram que renderam algumas curtidas de parentes e amigos próximos, Liz começou a se questionar se valia a pena continuar investindo tanto tempo e energia para não ter nenhum resultado.

Afinal, seu objetivo era atrair clientes. 

Mas, tudo o que ela atraiu foram alguns elogios de amigos pela iniciativa em mudar de carreira, alguns parentes perguntando “o que era isso de Assistente Virtual”…

E, o que a deixou mais desanimada foi um “direct” que recebeu de sua tia debochando e perguntando se era mais umas das coisas que Liz começava, mas nunca terminava.

Daí em diante Liz parou de criar novos posts. A profecia de sua tia já estava se realizando…

Por acaso, você conhece alguma pessoa parecida com a Liz? 

Bom, eu espero que não seja você. Mas, se você se identificou com a história da Liz, quero te dizer que existe solução pra isso. 

Quer saber como atrair clientes como Assistente Virtual, de verdade?

Então, bora continuar!

Vamos começar pelo “óbvio que ignoramos”… Que é entender onde o seu potencial cliente está.

Cadê o cliente que eu tinha certeza que estava aqui?

Cadê o cliente que eu tinha certeza que estava aqui

Se você, assim como a Liz, começou a produzir conteúdo no Instagram e não teve resultados com isso, os motivos podem ser muitos!

Mas, os principais são:

  • seu perfil é muito novo; 
  • você não tem sido frequente;
  • ainda não entendeu que tipo de conteúdo criar para atrair seus clientes potenciais;
  • seu potencial cliente NÃO está no Instagram (esse último é o pior de todos!)

Para entender os motivos de você ainda não ter conseguido seu primeiro cliente, é necessário analisar seu caso específico.

Pode ser apenas um dos motivos que citei acima, a junção de 2 ou mais deles, ou ainda outros. De fato, só temos como saber analisando o seu caso de perto.

Porém, o que eu quero destacar aqui é o último motivo: seu potencial cliente NÃO está no Instagram.

E, sabe por quê esse é o pior motivo de todos? Porque se o seu potencial cliente não está no Instagram, ele não vai te encontrar (nem a você, nem os seus conteúdos).

Será quase uma missão impossível conseguir atrair um cliente, se você está prospectando no lugar ERRADO. 

O que você pensa sobre isso? Concorda ou discorda?

Começa por você, mas não é sobre você

Se uma das maneiras que você escolheu para atrair clientes como Assistente Virtual é através da produção de conteúdo, existem alguns pilares que você não pode ignorar.

O principal deles, sem sombra de dúvidas, é conhecer muito bem o seu potencial cliente.

E sim, eu sei que se você está iniciando nesse mercado, e não tem muita experiência em marketing digital, talvez você não faça ideia de como traçar o perfil desse cliente potencial. 

Porém, eu já quero te acalmar e dizer que por mais que entender isso seja fundamental, você não precisa ter “dados definitivos” sobre o potencial cliente para começar sua prospecção. 

Até porque, seu cliente, assim como você e eu, evoluímos e mudamos constantemente. 

Ou seja, esses “dados” vão mudar ao longo do tempo. E, cabe a você ficar atenta para captar as mudanças mais sutis do seu cliente. Mas, isso é papo para um outro momento…

A questão que eu preciso que você compreenda é que a sua prospecção deve ser feita onde existe a possibilidade de o seu potencial cliente estar. 

E, você sabe o que define isso? 

Como saber onde seu potencial cliente está 

Alguns fatores que podem te ajudar a descobrir onde o seu cliente potencial está:

  • nicho de mercado;
  • faixa etária;
  • localização;
  • gênero; 
  • interesses.

Estes 5 fatores que eu citei acima são uns dos principais e mais relevantes direcionamentos que você precisa ter em mente antes de definir em quais locais iniciar sua prospecção como Assistente Virtual.

Se você decidiu fazer sua prospecção online, tem pouco tempo disponível, e nenhum ou baixos recursos para investir em tráfego pago nas mídias sociais, entender esses fatores será um grande diferencial!

Ou seja, fazer uma pesquisa de mercado para compreender os locais que o seu potencial cliente frequenta digitalmente vai te poupar tempo, esforços em vão e dinheiro. 

Por isso, antes de criar um site ou rede social, pesquise sobre quais locais o seu cliente frequenta no digital. 

Será que ele usa o YouTube? Instagram? WhatsApp? Tik Tok? Facebook? 

Só para reforçar: você precisa estar onde o seu cliente está. 

Mas, afinal, como atrair clientes como Assistente Virtual usando as redes sociais? 

É o que vamos entender mais a fundo a partir de agora. 

Como atrair clientes como Assistente Virtual usando as Redes Sociais 

Bom, eu espero que você tenha compreendido a importância da pesquisa de mercado e agora saiba quais as principais redes sociais onde o seu potencial cliente pode estar.

Porque é a partir disso que você vai começar a criar seu conteúdo para divulgar seus serviços como AV.

Se você começar pelo lugar certo, já estará à frente de muitas pessoas que desejam iniciar como Assistente Virtual, mas estão produzindo conteúdo do “jeito errado” e no “lugar errado”.

Agora, você precisa estudar sobre como produzir conteúdo de maneira profissional e conhecer muito bem a rede social onde você vai divulgar esse conteúdo.

Existe muito conteúdo gratuito na internet sobre esses temas. E, claro, existem cursos pagos sobre como ser assistente virtual também.

Cabe a você pensar em sua situação atual e decidir qual caminho seguir. 

Caso você não possua dinheiro para investir em uma formação agora, pesquise no Google: “como usar a rede social xyz”, “como criar conteúdo para a rede social xyz”, “como atrair clientes usando a rede social xyz”, e por aí vai.

Com certeza, você irá encontrar dicas valiosas, que se colocadas em prática com estratégia e consistência, te trarão resultados.

Eu costumo compartilhar muitos conteúdos com dicas sobre como atrair clientes. 

Por isso, te aconselho a acompanhar meu trabalho por aqui e em minhas redes sociais, porque assim, você conseguirá construir ainda mais repertório sobre a profissão de Assistente Virtual.

Mas, eu quero te entregar um conteúdo bem completo aqui, então, vamos falar agora sobre ações fundamentais antes de iniciar a prospecção de clientes como AV.

Alguns fatores fundamentais para você ter antes de iniciar a prospecção de clientes  

Existem alguns fatores essenciais que vão fazer grande diferença no seu processo de prospecção de clientes como Assistente Virtual, e quero compartilhá-los com você.

Antes de tudo, você precisa ter em mente os serviços que você pretende prestar e que tipos de clientes você deseja atender. 

Isso é o básico, mas muitas pessoas estão tão preocupadas em conseguir clientes que esquecem de olhar para isso, o que acaba sendo um ponto cego.

É interessante que você tenha um Portfólio e/ou uma Carta de Apresentação para divulgar seu trabalho e deixar claro quais serviços você presta.

Ninguém compra algo que não entende. 

Afinal, é o nível de compreensão do serviço que você presta e o quanto ele pode ajudar no negócio do cliente, que vai fazer com ele decida te contratar. 

O cliente deseja soluções para o negócio dele. Lembre-se: começa por você, mas não é sobre você.

Recapitulando os passos:

  1. Definir os serviços que você pretende prestar
  2. Escolher que tipos de clientes você deseja atender
  3. Criar um Portfólio e/ou uma Carta de Apresentação

Agora que você já possui o básico para se apresentar como uma Assistente Virtual profissional, quero deixar aqui abaixo 15 tópicos que você pode usar para criar conteúdos, seja em uma rede social ou site/blog.

Que tipo de conteúdo produzir para atrair clientes como Assistente Virtual

Independente do nicho que você atua, se você vai divulgar seus serviços nas redes sociais, precisa compreender que construir repertório para produzir conteúdos que despertem conexão e desejo em seus potenciais clientes de contratar seus serviços é fundamental.

Vou deixar aqui abaixo uma lista de 15 tópicos que você pode adaptar e usar para criar seus conteúdos como Assistente Virtual:

  1. Conte sobre sua jornada como Assistente Virtual.
  2. Compartilhe os benefícios de contratar uma AV.
  3. Prova Social | Mostre um depoimento de um cliente.
  4. Fale sobre os serviços que você presta.
  5. Home Office | Compartilhe seu dia a dia de trabalho.
  6. Lendo algum livro na sua área? Compartilhe alguns insights!
  7. Fez alguma parceria? Deixe que seus potenciais clientes saibam!
  8. Dê alguma dica de produtividade que você usa, e que pode ajudar no negócio do seu cliente.
  9. Esclareça as dúvidas mais frequentes dos seus clientes sobre seus serviços.
  10. Compartilhe um hobbie | Isso gera conexão.
  11. Faça enquetes | Deixe que seus potenciais clientes pergutem.
  12. Compartilhe algum trabalho que você tenha concluído.
  13. Crie um conteúdo mais robusto que solucione uma grande dor do seu potencial cliente.
  14. Fale sobre o que uma Assistente Virtual pode fazer por seus clientes | nem todo mundo sabe…
  15. Compartilhe alguma conquista do último mês.

Bom, essas são algumas ideias de conteúdo que você adaptar para criar os seus próprios. Use como inspiração.

Mas, será que é só isso? 

Se você, assim como a Liz, de quem falei no início deste artigo, começou a produzir conteúdo para as redes sociais e não teve muito resultado, talvez você esteja se perguntando se é só fazer isso que os clientes vão começar a bater na sua porta. Ou melhor, te chamar no direct. 

E, minha missão aqui é ser 100% honesta com você. Então, preciso te dizer a verdade: não é só disso que se trata. 

Ainda mais hoje em dia, com tantas pessoas produzindo conteúdo nas redes sociais. É preciso ir além, e usar a criatividade para se destacar. 

Por isso, é tão importante que você esteja sempre estudando e se atualizando sobre sua área de atuação. Construa repertório, sempre!

Além disso, existe outro ponto cego, que você talvez também esteja ignorando.

Sabe qual é? Se organizar para prospectar. 

Quer descobrir como eliminar esse ponto cego do seu negócio, para conseguir seus primeiros clientes como Assistente Virtual?

Então, vamos juntas aqui…

Se Organizar para Prospectar 

Logo no início deste artigo, eu fiz 3 perguntas muito importantes e pedi que você refletisse sobre elas. Você se lembra?

Uma das perguntas foi: Você tem sido frequente na divulgação do seu trabalho e na prospecção de clientes? 

A grande maioria das pessoas que me procuram para pedir orientação sobre como conseguir clientes não estão sendo ativas em prospectar. 

Eu sei que fazer prospecção de clientes pode não ser a parte mais legal do seu trabalho como Assistente Virtual, mas você precisa definir dias e horários para fazer essa prospecção

Principalmente se você é uma AV iniciante, negligenciar a prospecção de clientes é um grande erro. 

Depois que você conseguir seus primeiros clientes, é possível que eles mesmos te indiquem para outras pessoas, e assim você vai aumentando sua “carteira de clientes”. 

Porém, enquanto você ainda é iniciante, você precisa se esforçar e ser mais ativa nessa busca por conseguir clientes. 

Lembre-se: tem um monte de pessoas produzindo conteúdo para as redes sociais. Então, se você não encontrar pontos de diferenciação e for pró-ativa, vai ser difícil sair dessa situação em que você se encontra. E não é isso o que você deseja, certo?!

Conclusão

No decorrer deste artigo você viu alguns pontos fundamentais sobre como atrair clientes como Assistente Virtual.

Você agora é capaz de detectar quais pontos cegos estão fazendo com que você ainda não tenha conseguido seus primeiros clientes como AV.

E, muito mais do que isso, tem dicas práticas e estratégicas que, se você aplicar a partir de hoje, com certeza te levarão a ter sucesso em sua carreira como Assistente Virtual!

Se você ficou com alguma dúvida, ou tem alguma sugestão de conteúdo para os próximos artigos aqui do blog, pode deixar um comentário aqui abaixo, que eu vou adorar saber 🙂

Te espero nos próximos posts!

Bjs, Milla Ribeiro. 

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